9 DICAS PARA FAZER LIVE NO INSTAGRAM

Se você é um usuário assíduo das redes sociais, provavelmente já viu seus amigos realizando vídeos ao vivo. Essa opção, que já é disponibilizada pelo Youtube e Facebook, agora também pode ser usada no Instagram.

Como a ferramenta foi lançada pelo aplicativo recentemente, muitos usuários ainda têm dúvidas sobre como fazer um Live no Instagram, e estão ávidos por dicas para arrasar nessa rede.

Se você é uma dessas pessoas, fique atento às dicas que disponibilizamos abaixo e aprenda um pouco mais sobre as particularidades esse recurso. Confira!

Mas afinal, o que é um Live no Instagram?
Fazer um Live no Instagram nada mais é do que criar um vídeo ao vivo, que só poderá ser acessado em tempo real.

Ao contrário de outras ferramentas que disponibilizam serviços similares, ao término da criação, não será disponibilizado nenhum link para rever o material, que também não ficará salvo.

Quem deve usar o Live no Instagram?
Qualquer pessoa pode usar o Live no Instagram como forma de aproximação e interação com seus seguidores.

Inclusive, algumas empresas e influenciadores digitais veem um enorme potencial nessa ferramenta para alavancar as vendas, criar relacionamentos e divulgar sua imagem.

Como utilizar este recurso?
Acesse o aplicativo e deslize a tela para a direita, até que apareça a câmera do Stories.
Embaixo da tela, e à esquerda da opção “normal” aparecerá a palavra “live”. Clique nela para que o Instagram verifique a sua conexão.
Adiante, aparecerá uma contagem regressiva e, então, o vídeo será iniciado.
Para encerrar a transmissão, clique em “terminar” e confirme.
O aplicativo permite que os lives aconteçam em até 1 hora.

Durante a exibição, a tela exibirá um feed com os comentários feitos pelos usuários que estão assistindo ao vídeo. Nessa hora, ainda é possível responder as mensagens, selecionar as que mais gostar, reportar abusos, dar zoom ou afastar a imagem, e ver quem acompanha o seu live.

Como fazer um Live no Instagram imperdível?
Além de um smartphone e de uma conexão com a internet, você só precisa seguir algumas dicas simples para fazer uma transmissão que vai ficar na memória dos seus seguidores:

1. Faça um roteiro do seu vídeo
Mesmo que o Live no Instagram tenha a característica de ser um vídeo mais informal, ainda assim é importante que você crie um roteiro antes de iniciá-lo, principalmente se estiver apresentando um produto ou um evento.

Crie um documento com a introdução do assunto, nomes, datas, locais importantes e demais características daquilo que será apresentado. Dessa forma, gafes serão evitadas e além de ser mais pessoal, o vídeo sairá com todas as informações corretas.

2. Treine antes de iniciar a transmissão
Antes de iniciar o vídeo ao vivo, faça uma gravação no celular seguindo o roteiro e reproduzindo a mensagem que será transmitida.

Isso te ajudará a dar fluência à fala, rever pontos falhos e aprimorar a sua oratória. Faça o teste e perceba como ele te ajudará a ter mais sucesso durante a sua apresentação.

3. Divulgue o seu live antecipadamente
Para alcançar um número maior de seguidores, promova a transmissão ao vivo em seu perfil do Instagram. Use uma imagem ou banner e publique-a com dia, horário e tema a ser abordado.

O mesmo material pode ser usado em outras redes sociais. Isso valerá para ganhar mais seguidores no Instagram, tornar o seu trabalho mais atrativo e até mesmo rentável, caso você use a rede para esse fim!

A opção ”Stories”, que é aquela em que fotos e vídeos ficam disponíveis por apenas 24 horas, também pode ser utilizada na divulgação do live. Quanto mais canais você usar, maior será o seu público durante a filmagem.

4. Descreva o live de forma estratégica
Quais assuntos serão abordados na sua transmissão? Quais são as palavras-chaves mais importantes de toda a sua fala? Pense bem sobre essas questões antes de iniciar o vídeo, pois elas serão essenciais na hora de fazer a descrição dele.

5. Cuidado com o ambiente
Antes de começar, opte sempre por fazer o vídeo em um local tranquilo, silencioso e sem ruídos. Não se esqueça de desligar notificações e chamadas do seu celular.

Agora, se o live for realizado em um espaço aberto, tente ficar distante dos pontos em que haja muito vento ou barulho, pois isso poderá atrapalhar o entendimento das pessoas que estão assistindo a transmissão.

Caso seja possível, opte por usar fones de ouvido com microfone, para deixar o áudio ainda mais limpo.

6. Faça uma breve apresentação do seu Instagram
Caso o seu perfil seja aberto, as pessoas que ainda não te seguem podem assistir sua transmissão ao vivo. Por isso, antes de começar a abordar o tema específico do vídeo, faça uma breve apresentação sobre si mesmo e os assuntos que aborda em seu Instagram.

Dessa forma, quem ainda não segue a sua conta pode vir a se interessar por ela, o que potencializará o sucesso de seu perfil.

7. Entenda que o vídeo pode começar com poucos espectadores
Dificilmente o pico de acesso de seu vídeo ao vivo acontecerá no início da sua transmissão. Normalmente elas começam com poucas visualizações e, durante o andamento, surgem mais pessoas online.

Caso a sua live comece dessa forma, não se desespere! A sua popularidade virá com o tempo. Quanto mais você usar a ferramenta, maiores serão os números de acessos que terá nas próximas transmissões.

8. Interaja com os espectadores
Trazer os espectadores do vídeo para dentro dele é algo que destaca a sua apresentação. As pessoas que assistem a esse tipo de material e que interagem com ele por meio de mensagens, gostam de ver suas dúvidas respondidas e seus comentários citados.

Sendo assim, interaja com as pessoas. Cite um e outro espectador, mencione a mensagem e agradeça a participação.

9. Faça o seu melhor
O Live do Instagram não é um espaço para você buscar a perfeição da imagem e da mensagem que está sendo transmitida. Por ser um vídeo ao vivo, mesmo que todos os cuidados sejam tomados, imprevistos ainda podem acontecer.

Portanto, relaxe! Após programar o conteúdo, curta a transmissão e dê o seu melhor!

Gostou de saber como funciona o Live do Instagram e conhecer essas 9 dicas para fazer uma transmissão de sucesso? Deixe seu comentário na caixa de mensagens abaixo e conte para a gente se você já usa essa ferramenta!

POSTGRAIN

Você pode gostar...